Trilha Transcarioca – Um grande corredor verde atravessando a cidade do Rio de Janeiro

Trilha Transcarioca_Camila

A Trilha Transcarioca é um projeto de criação de um grande corredor ecológico, conectando unidades de conservação, que atravessará a cidade do Rio de Janeiro de Oeste a Leste, permitindo ao caminhante cruzar a cidade. Tem seu início na Restinga da Marambaia em Barra de Guaratiba e término no Pão de Açúcar, na Urca.

A trilha pode ser percorrida na sua integralidade ou em trechos, de acordo com o interesse, aptidão e disponibilidade de tempo do caminhante.

A Trilha Transcarioca tem hoje mais de 100 km prontos e totalmente sinalizados. Mas quando estiver toda sinalizada  e incluindo a Restinga de Marambaia, serão 250km. Durante o trajeto é possível apreciar atrativos naturais pouco conhecidos da cidade e ainda conhecer um pouco mais da história do Rio.

 

12082015-trilha-transcarioca-2
                                   Logo Marca da Trilha Transcarioca

A Trilha Transcarioca integra seis unidades de conservação de proteção integral e uma sustentável, sendo elas:

A Trilha permite também a conectividade com outras áreas protegidas como a Reserva Biológica Estadual de Guaratiba, o Sítio Burle Max, o Parque Natural Municipal da Prainha, o Parque Estadual do Grajaú, o Museu do Açude, o Parque Natural Municipal da Cidade, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Parque Estadual da Chacrinha. Em um segundo momento, a trilha deverá também abranger a Restinga da Marambaia e o Morro Cara de Cão.

O Projeto visa criar uma conscientização ambiental, fortalecendo a conservação e a recuperação de corredores verdes, unindo as principais áreas de Mata Atlântica, além de fomentar o ecoturismo. Todo o projeto conta com a colaboração de voluntários para a sua concretização.

Para maiores informações sobre o projeto, ações de voluntariado, mapas e  conhecer cada trecho e seu grau de dificuldade, acesse a página http://transcarioca.wikiparques.org/

Fontes:

http://transcarioca.wikiparques.org/


Um comentário sobre “Trilha Transcarioca – Um grande corredor verde atravessando a cidade do Rio de Janeiro

Deixe um comentário